O constante aumento no número de clientes insatisfeitos com as grandes empresas tem levado a ampliação dos serviços de banda larga de alta velocidade com custo reduzido, consequentemente aumentando as dúvidas sobre como montar um provedor de internet (ISP) para aproveitar essa onda e sair lucrando.
Dessa maneira, a decisão das grandes corporações em não investir mais em localidades de difícil acesso gerou um avanço desses micro e pequenos empreendedores que desejam montar seu ISP ou expandir seus serviços.
Porém, mesmo com o constante aumento do setor no comércio brasileiro, não é garantido que apenas montar um provedor de internet vai te dar resultados. Muitas coisas devem ser levadas em consideração para que você possa lucrar e não saia no prejuízo ao investir nesse negócio.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que têm levado sucesso para esses novos empreendedores e garantindo um serviço de qualidade para as novas empresas provedoras de internet do mercado. Acompanhe!
Descobrir o que os clientes buscam em um provedor de internet (ISP)
Encontrar pessoas qualificadas para montar seu ISP
Analisar provedores de internet concorrentes
Escolher um bom local para montar seu provedor de internet
Contar com suporte técnico e infraestrutura para melhor atender seus clientes em seu ISP
Investir em novidades na hora de montar seu provedor de internet (ISP)
Descobrir o que os clientes buscam em um provedor de internet (ISP)?
Os serviços prestados pelos provedores de internet são considerados essenciais para grande parte do comércio e outras áreas que necessitam de redes de qualidade para trabalhar, estudar e fazer inúmeras outras coisas.
Leia mais: Como ter proteção e evitar ataques DDoS em seu ISP
Por conta disso, antes de montar um provedor de internet é necessário entender e avaliar os principais pontos que são esperados pelos clientes da área para definir um bom serviço. Veja quais são eles:
- Atendimento ao cliente: oferecer um atendimento ruim e demorado em ISPs é um tiro no pé. Por conta disso, é de extrema necessidade tratar todos os seus clientes com educação e fazer de tudo para resolver seus problemas, visto que uma má reputação de seu atendimento pode te custar caro.
- Custo-benefício no provedor de internet: preços baixos são sempre atraentes, porém, devem sempre manter uma relação de equilíbrio com a qualidade dos serviços, de maneira que o preço cobrado não seja caro, mas capaz de suprir as necessidades de seu provedor de internet para entregar um bom serviço.
- Negociações: não estar aberto para negociar também é algo que pode te fazer perder clientes. Por conta disso, manter uma equipe de vendas bem treinada e acompanhar a jornada de seus clientes é essencial para moldar seus pacotes e serviços conforme a necessidade do consumidor.
- Suporte nas demandas: problemas ou falhas em serviços de rede podem comprometer grande parte de seus clientes, principalmente os corporativos. Por isso, é de extrema necessidade oferecer serviços de suporte e atender a medidas de proteção de rede, como contratar uma consultoria de redes para seu ISP.
Encontrar pessoas qualificadas para montar seu ISP
Uma equipe especializada é com toda certeza uma das maiores responsáveis pelo sucesso em qualquer empresa. Além disso, não adianta ter uma gestão com conhecimento forte de mercado se o ISP não possui profissionais capazes de entregar os resultados esperados pelos clientes.
Encontrar uma equipe com pessoas qualificadas no atendimento e no suporte pode ser um verdadeiro desafio ao montar seu provedor de internet, principalmente pois é o atendimento ao cliente e sua satisfação que estão em jogo.
Além dos conhecimentos técnicos, é necessário que os colaboradores sejam comprometidos e tenham capacidade de manter uma boa comunicação interna com o restante da empresa.
Para montar uma equipe qualificada, contratar pessoas especializadas não é o suficiente, é necessário que saibam trabalhar em equipe e que suas habilidades se complementem, aumentando o conhecimento dentro da empresa e gerando trocas de experiências.
Leia mais: Consultoria especializada em Gestão de Redes para ISPs? Pra quê?
Analisar provedores de internet concorrentes
Dificilmente você será o primeiro a ter a ideia de abrir um provedor de internet em sua região, dessa maneira, ou você será pioneiro no negócio ou vai ter que lidar com a competitividade de mercado.
Muitas vezes ter mais de uma empresa oferecendo o mesmo serviço parece um problema, porém, ter concorrentes na hora de abrir seu negócio pode ser um pontapé inicial para seu ISP.
Isso acontece, principalmente, pois a concorrência tende a gerar crescimento de mercado, já que ninguém quer ficar para trás.
Sendo assim, quando um cliente se depara com mais de uma opção do mesmo serviço, ele precisa escolher qual valerá mais a pena, o que inclui diferentes fatores determinantes de escolha, como:
- Qualidade do serviço
- Preço
- Tempo de instalação
- Suporte
- Atendimento
- Entre outros
Por conta disso, antes de começar a comercializar seu serviço de rede, procure analisar como ele está sendo feito pelos concorrentes, quanto estão cobrando, quais são as estratégias de divulgação, quais os planos, etc. não se tratando de copiar os concorrentes, mas de saber como fazer melhor.
Leia mais: Erros dos provedores de internet iniciantes
Escolher um bom local para montar seu provedor de internet
Pouco adianta ter consumidores interessados em seu serviço se a conexão não chegar até a localização deles. Por conta disso, é de extrema importância uma análise sobre o local em que seu provedor de internet estará localizado.
Em cidades que já possuem fibra óptica a infraestrutura é facilitada, do contrário, conexões via rádio podem ser a melhor opção.
No caso de escolher conexões via rádio, também é necessário levar em conta a topografia e o clima da região, visto que ambos podem afetar o sinal, principalmente durante fortes chuvas.
Da mesma forma, casas no interior também podem ser prejudicadas pelo nível do terreno, depressões e lugares elevados.
Já em cidades grandes, a demografia é outra questão a ser analisada. Portanto, é importante decidir quais bairros são os melhores investimentos para oferecer seus serviços.
Você também pode levar em consideração a faixa etária e outros dados que prevalecem em cada bairro para decidir seu público-alvo, assim, você já possui algumas informações para construir suas estratégias de marketing e vendas, direcionando-as para um público específico.
Contar com suporte técnico e infraestrutura para melhor atender seus clientes em seu ISP
Os consumidores pagam aos provedores de internet para que possam acessar a rede de acordo com o plano escolhido, portanto, o cliente não está pagando apenas a conexão, mas também todo o serviço de suporte necessário para que ela se mantenha funcionando e com a velocidade paga a todo momento.
Sendo assim, ao investir em infraestrutura técnica e uma equipe qualificada, o provedor também precisa pensar em como prevenir e solucionar erros em seu servidor, para facilitar essa parte, muitos ISPs costumam contratar uma consultoria de rede.
Dessa maneira, o provedor já fica pronto para encarar possíveis problemas que possam surgir e afetar a saúde financeira de seu negócio, visto que clientes de provedores não possuem muita paciência quando o assunto é perda de conexão.
Sendo assim, se sua rede for via rádio, você também deve investir em torres e antenas, enquanto que em conexões por fibra óptica o aluguel de postes para a passagem dos cabos deve ser levado em consideração.
Geralmente esses investimentos costumam necessitar de grandes investimentos, visto que precisam ocorrer antes do provedor de internet começar oficialmente a ganhar dinheiro pelos seus serviços. Portanto, também é preciso realizar um planejamento financeiro minucioso.
Investir em novidades na hora de montar seu provedor de internet (ISP)
Tecnologia está diretamente ligada com a ideia humana de evolução e inovação. Diante disso, é de extrema importância ficar atento às novidades tecnológicas do setor para melhorar ainda mais seus serviços.
A fibra óptica, por um exemplo, é uma grande tendência, de 3 milhões de acessos em 2018 passou para mais de 20 milhões em 2021 no Brasil. Já imaginou quanto os provedores que apostaram nesse tipo de tecnologia já lucraram ao optarem por ela já em seu lançamento?
A cada dia mais a internet das coisas faz com que a necessidade de uma boa conexão de rede aumente, de maneira que tudo no mundo digital funcione de maneira adequada. Desse modo, a alta velocidade é uma perspectiva para esse ramo.
Sendo assim, inovações como a fibra óptica tomam espaço e fazem com que outros tipos de conexões sejam deixados de lado por não apresentarem a mesma eficiência e velocidade.
Porém, independente do tipo de conexão ofertado aos seus clientes, o maior benefício ao usuário deve ser a garantia de um serviço de qualidade e a construção de uma relação de confiança entre consumidor e empresa.
Para ter mais sucesso ainda ao montar seu ISP, atraindo clientes e com alto índice de lucratividade, confira esse guia gratuito sobre como montar um provedor de internet com qualidade: