Você é dono de provedor de internet, mas ainda não implantou o IPv6 na sua rede e para seus usuários? Você sabe como estão os avanços da adoção do IPv6 no Brasil? Saiba que, se você não solicitar endereços IPv6 o quanto antes, terá sérios problemas em breve.
Bom, o que é o Internet Protocol (Protocolo Internet) você já deve saber. Basicamente, ele consiste em uma série de regras de comunicação entre computadores e outros dispositivos conectados na internet. Uma de suas funções é identificá-los na rede por meio de endereços, possibilitando a troca de pacotes de dados entre eles. Isso é como o número de um telefone, ou uma placa de um carro. O IP é a identificação dos dispositivos conectados à internet. Cada dispositivo tem seu próprio endereço.
O protocolo IPv6 foi desenvolvido justamente para substituir o IPv4. E isso tem acontecido de forma gradual, até agora. Isso significa que o protocolo IPv4 vai cair em desuso, e na verdade já está até esgotado. Logo, isso é motivo suficiente para você solicitar endereços IPv6 para seu provedor de internet o quanto antes!
No site do Registro.br, por exemplo, que regulamenta o uso dos endereços IP no Brasil, há pelo menos 4 motivos para você implantar o IPv6.
- Considerando o esgotamento dos endereços IPv4 na região, não há mais como garantir a alocação desses recursos.
- Novas alocações de endereços IPv4 podem ocorrer caso endereços sejam devolvidos ou recuperados. Mas não há como garantir quando isso pode acontecer.
- Organizações que assim desejarem, podem solicitar IPv4 e aguardar em uma fila ordenada pela data de solicitação.
- Endereços IPv6 e ASN podem ser solicitados normalmente.
Você já está ciente da necessidade de solicitar endereços IPv6 para seu negócio? Então saiba que este é um dos serviços integrantes aqui da Gerenciatec.
Somos uma assessoria especializada em infraestrutura de rede. Também prestamos suporte técnico Nível 2 e Nível 3 para provedores de internet.
Nós entendemos do assunto e ajudamos você em cada etapa do processo. Além disso, atendemos dezenas de empresas. Com isso, há centenas de usuários utilizando uma infraestrutura que gerenciamos. Então faça já um contato conosco e permita-nos gerenciar sua rede também! E, é claro, com IPv6 implantado.
O IPv4 acabou e agora o IPv6 irá substituí-lo definitivamente!
O IPv4 possui em si um problema relacionado à quantidade de endereços disponíveis. Ele foi projetado para trabalhar com 32 bits. Isso lhe dá a possibilidade de disponibilizar cerca de 4 bilhões de endereços públicos. De fato, parece muito, mas não é, pelo menos não mais.
Antigamente não muitas pessoas tinham acesso a internet. As que tinham geralmente só possuíam 1 computador em casa. Então o IPv4 era suficiente. Hoje em dia, no entanto, o IPv4 já não está atendendo mais.
Em uma casa só, por exemplo, cada pessoa tem um smartphone próprio, e ainda tem a Smart TV, o vídeo game, o tablet, notebook etc. Além do mais, devemos considerar o aumento da população mundial, que já passa dos 8 bilhões de pessoas.
O IPv6, ao contrário do IPv4, trabalha com 128 bits. Praticamente não dá para contar o número de endereços que ele pode disponibilizar. Para você fazer ideia, se encontrarmos vida em Marte, poderemos alugar muitos endereços IPs para nossos vizinhos planetários 😀
Os endereços IPv4 públicos disponíveis estão se esgotando não só no Brasil, mas no mundo todo!
A estimativa é que até 2022 não haja mais nenhum endereço IPv4 disponível no mundo todo. E você ainda vai deixar para solicitar endereços IPv6 aos 45 do segundo tempo do último jogo da copa do mundo?
Qualquer organização pode solicitar endereços IPv6. A quantidade de endereços depende da necessidade. Mesmo que já tenha outros blocos de endereços IPs alocados para si. Basta apresentar uma justificativa bem documentada.
Um provedor de internet precisa dos endereços de IPs para seus usuários se conectarem à internet. Um provedor de conteúdo para seus servidores, por exemplo. É importante destacar ainda que, se a empresa que recebeu estes endereços IPs não precisa mais deles, o registro.br pode recuperá-los. Neste caso, a empresa não está mais utilizando os endereços como esperado, portanto, ela perde o direito de mantê-los. Os endereços poderão ser realocados para outra organização, caso não sejam devolvidos voluntariamente.
Este é só um dos muitos motivos porque ter uma empresa de TI gerenciando a infraestrutura da rede é tão necessário para as corporações e provedores de acesso.
A Gerenciatec te ajuda em todo o processo, do início ao fim. Mesmo que você esteja precisando fazer a transferência de IPv4.
As empresas que estão deixando para solicitar endereços IPv6 na última hora estão enfrentando problemas complicados. Isso acontece devido à falta de endereços IPv4 e o atraso na implantação do IPv6.
Você também vai cair na rede?
Algumas empresas estão emprestando seus blocos de endereços IPs, as vezes mediante algum pagamento. Mas esses blocos “emprestados” não estão constando no WhoIs. Isso acaba se tornando então uma prática prejudicial ao funcionamento da internet, já que cada bloco precisa ser devidamente documentado para criação de filtros no sistema de roteamento.
Existem algumas regras que permitem a transferência de endereços IPs entre as organizações. No entanto, o ideal é ser dono do seu próprio bloco de endereços IPv6, assim evita-se problemas futuros.
Existem inúmeros motivos e benefícios para ativar o IPv6 na sua rede e para seus usuários.
Se você quiser saber mais, ouça o PodCast Rumo ao IPv6 Brasil, da Camada 8.
O IPv6, em contrapartida do IPv4 privado, lhe dá menos dores de cabeça. O IPv4 com NAT tem problemas com games, com acesso a câmeras de segurança, com softwares de troca de arquivos, e outros.
Quer outro exemplo para te motivar a solicitar endereços IPv6 de uma vez? Mais de 30% dos acessos mundiais no Google já é feito com IPv6, no Brasil são 35%. Isto é, a cada 3 dispositivos conectados na rede, 1 usa iPV6. Isso tende a crescer aceleradamente. até que o IPv6 seja majoritário, e por fim único na internet.
Além disso, de acordo com as análises feitas pelo APNIC de como está a implantação do IPv6, vemos que as grandes empresas de Telecom do país já estão com mais de 50% de adoção dele em suas redes. Principalmente as que trabalham com internet móvel, devido a grande quantidade de dispositivos.
No entanto, muitos provedores pequenos e médios, ainda nem começaram a fazer testes com IPv6, o que é preocupante, devido a escassez do IPv4 cada vez mais crescente no mundo.
Até quando você vai permitir que seu concorrente dispare na sua frente e ofereça melhores serviços para assinantes que poderiam ser seus? Ou ainda que tome para si os seus atuais assinantes por estar oferecendo um serviço melhor?
Você vai deixar para solicitar endereços IPv6 em cima da hora?
Se você não sabe nem por onde começar, fique tranquilo, a Gerenciatec pode te orientar em todo o processo. Todos os nossos clientes não tem que ficar perdidos com isso. Nossa equipe de especialistas é muito bem qualificada no que faz. Você está em boas mãos conosco. Portanto, dê este passo a frente e faça este investimento para seu negócio. Entre em contato conosco.